Evitando inserir Açúcar no priming
Na minha última Brassagem, havia feito uma parte da leva com a técnica de fermentação Speice, onde havia guardado um pouco do mosto, antes da fervura, em uma garrafa bem higienizada e armazenada na geladeira. No dia do envase, algumas horas antes, eu havia colocado aquele mosto em uma panela, também devidamente higienizada, e fervi o líquido até borbulhar e deixei 15 minutos o mosto fervendo. Após deixei o mesmo resfriar naturalmente, onde aproveitei esse tempo e higienizei as garrafas com álcool 70. Fiz o seguinte procedimento:
Para cada l00ml de cerveja, utilizei 1ml de mosto.
O resultado foi surpreendente: a cerveja que havia feito a fermentação com o mosto ficou com a espuma mais cremosa e com mais tempo no copo, demorando a se dissipar.
A palavra speise em alemão, parece ser alimento . Com o próprio açúcar do malte, a levedura possui mais nutrientes do que o açúcar que usamos normalmente.
A partir desse experimento, nessa leva da Viena Show, utilizei a técnica do Speise para fazer o priming. Hoje, foram engarrafadas as cevas que nesse momento já estão em fase de refermentação e maturação. Vamos aguradar mais 15 dias para abrir a primeira garrafa.
A densidade final deu em torno de 1015. |
As novas cevas com a nova técnica de priming. Utilizada Speise para realmente torná-la 100% puro malte. |