domingo, 25 de outubro de 2015

Vienna Show!

 Vienna Show!

Domingo, 25 de Outubro de 2015.
Nesta ceva utilizei malte Pilsen Tradicional, Malte Chateau Vienna e bem pouquinho do Malte Chateau Black. Também utilizei um outro fermento o s-33. Fiz uma pesquisa com um egiptólogo e o mesmo tem conhecimentos em cerveja. Me ensinou uma outra técnica na brassagem com intervalos de tempos maiores. Eis o resultado na foto abaixo:

 

Hidratando o Fermento 

A hidratação é importante para que a célula do fermento volte ao seu normal, pois fortalece a sua parede celular e regula a permeabilidade da mesma, fazendo assim com que a sua cerveja tenha uma ótima fermentação durante esta fase. Utilize a mesma água em que tu fez a brassagem (evite utilizar outras águas, devido ao Ph diferenciado de cada uma). A temperatura da água, para despejar o fermento em pó, deve estar entre 23ºC a 25ºC (se o fermento for Ale). Esterilize a tesoura ou faca, o envelope do fermento e o local onde for fazer a hidratação ( Aconselhável utilizar um ERLENMEYER DE VIDRO de 250mL). Aqueça a água até ferver e depois resfrie até a temperatura ideal mencionada acima. Despeje aos poucos o pó do fermento. Deixe um tempo descansando, por volta de uns 15 minutos, depois o movimente lentamente

ERLENMEYER DE VIDRO


A fermentação já está acontecendo.

Envase 01 de Novembro de 2015

Após uma semana fermentando, chegou a hora do envase. Por hora eu envaso a ceva diretamente na garrafa, já com açúcar, para fazer a 2ª fermentação. O correto mesmo era transferir a ceva para um outro tanque de maturação e depois engarrafar.
Por hora estou  fazendo o envase na garrafa por dois motivos: Isto evita contaminação e o outro é por não possuir espaço na geladeira para fazer a maturação. Mais isto vai mudar em breve.



SRM -  STANDARD REFERENCE METHOD


Este é um padrão Americano que determina a coloração da Cerveja. Por esta escala de cores fica fácil visualizar a coloração da mesma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário