quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Stout Café

Hoje é Aniversário da Cidade de São Paulo e planejei fazer  uma brassagem, desenhei uma Stout com aroma de café. Iniciei uma leva de 10 litros para fazer uma experiência - já havia feito Stout, mas desta vez, inseri na fórmula café!

Comecei logo cedo a moagem do malte. Esquentei a água a 70 graus. Depois despejei o malte na panela cervejeira, onde a temperatura baixou 10 graus a menos. Desta vez, fiz a seguinte base; a cada quilo de Malte, utilizei 3 litros de água.

Minhas rampas:
30 minutos a 60 Graus, mexendo sempre!
15 minutos a 65 Graus, a partir dai deixei a temperatura da água subir até 80 Graus

Após uma hora de brassagem, fiz a filtragem do mosto

Além da bazzoka da panela, fiz também a segunda filtragem.

Fervura

Uma hora de fervura, usando somente o Lúpulo Hallertau, aproximadamente 30g durante toda a fervura. Aos quinze minutos final da fervura, adicionei uma chícara de Café bem forte e também um pouco de açúcar mascavo. Esfriei a futura Stout e inseri o fermento S-04. 

Densidade Original

A quantidade de açúcares de um mosto é o que vai gerar o volume alcoólico na cerveja. São valores aproximados. Após a fermentação, medimos a densidade final para ter o resultado final do volume alcoólico da cerveja.
Esta Stout tem a Densidade Original com 1050


Para fazer a medição é preciso ter um densímetro.

Aguardaremos mais uma semana para fazer a densidade final. No próximo tópico teremos o resultado da quantidade do Alcóol. Aguardando ansiosamente esta Stout com aroma de Café.

Salute!

Rótulo da Stout


O rótulo é baseado na noite, onde muitas situações sensuais podem estar acontecendo. E nada melhor do que tomar uma Stout para relaxar antes do romance. Pode parecer a idéia meio depravada de um par de pernas femininos e o desejo tampado. Abaixo o copo de Stout e o verde é o Lúpulo aromático que poderá ajudar no clima! Apenas idéia de uma outra combinação de que a Stout poderá ajudar. E o importante nunca esquecer do chocolate! Haverá uma boa harmonização!



domingo, 22 de janeiro de 2017

Projeto Verão 2017 - Estudo das Cervejas Belgas

Comecei o ano com interesses em Cervejas Belgas!
Após algumas degustações em um empório perto de minha residência, fiquei fascinado com a Escola Belga de Cervejas, a história destas cervejas e o universo que a envolve!

A cada degustação, era um aroma diferenciado, gosto de coentro, pimenta branca e muitas outras sensações sentidas a cada gole.

Eu já acrescentava alguns componentes a mais em minhas levas, porém a degustação das Cervejas Belgas me ajudaram a ter novas idéias de sabores e aromas.

Pensando dessa forma, "desenhei" uma cerveja que deverá apresentar sensações ao paladar. Quando falamos deste universo de sensações, deixo claro a livre classificação do degustador, sem se prenderem a tantas regras, mas sim o que sentimos!

O sentimento das sensações são perfeitas! Há tempos estudo cervejas, sempre com o lema de sentir emoções!

Preparando as panelas, providenciando o material ( que agora aumentou o preço mais e mais ) e muita paciência durante a brassagem, afinal quero atingir o meu objetivo de criar o estilo Belga em minhas cevas!

Em meu site, fiz uma matéria sobre as Cervejas Belgas, vocês poderão acompanhar esta matéria clicando no link:
http://cervejania.com/Cervejas%20Belgas.html

Enquanto projeto a nova cerveja, desejo a cada um de vocês um 2017 cheio de paz, saúde e muito dinheiro no bolso!

SALUTE!!!!!

Lembre-se: Na estrada, nas ruas devemos respeitar a vida! Se for beber, NÃO DIRIJA! Vamos começar o ano de 2017 cuidando de vidas!