segunda-feira, 8 de julho de 2019

Blond Ale - fase 2019

O cuidado com os grãos.


Há tempo estudo a qualidade da cerveja. Nessa minha nova brassagem de hoje, eu olhei especialmente para os grãos. Sim eles são muitos! Mas nesse estudo, observei os grãos com mais atenção. Após moer os grãos, passei uma peneira neles do qual se formou uma grande quantidade de pó.
Transferindo o mosto para a outra panela

Com certeza, essa quantidade de poeira iria para a brassagem. Durante o percurso da brassagem, observei que a cerveja está mais limpa!

E após o processo da fervura, utilizei um coador de café para "os restos que ficam decantados no fundo do panelão" não ir para o fermentador.

Vou aguardar uma semana para ver o resultado da decantação do malte. Salute!

Nessa produção, a minha Densidade original foi de 1065.
Nessa nova produção, fiz um total aproximado de 10 litros. Não utilizei o meu fogão industrial, pois são poucos litros e quis fazer uma economia de gás. Esse fogão que utilizei está de bom tamanho para essa produção.
Fase fervura: quanto maior for a temperatura, melhor será para a formação do Trub.

Formação do Trub no final da panela, essa parte não pode passar para o fermentador.

 O que é Trub?

É um termo usado na fabricação da cerveja. São detritos do(s) lúpulo(s) e do próprio malte que ficam no fundo da panela. Antes de começar a resfriar o mosto, é bom utilizar uma pá, bem limpa e higienizada e fazer um redemoinho para que ajude na decantação do trub. Essa técnica é o whirlpool.



Nenhum comentário:

Postar um comentário