Primeira requisito é gostar de ler e pesquisar. Antes de eu produzir uma cerveja, costumo pesquisar bastante sobre a receita - não pesquiso somente aqui na internet, mas faço pesquisa de campo, vou a eventos cervejeiros, converso sempre com outros mestres cervejeiros, visito cervejarias e assim vai!
O segundo requisito é a paciência! tenha paciência com a sua produção! Até diamante para ser produzido, demora anos! Fazer cerveja, tem que ter paciência de monge! Se não houver, sua produção sairá meia boca e até mesmo, você poderá estar fazendo uma cerveja contaminada!
Para isso, lave bem os seus equipamentos, verifique se as panelas ou o fermentador (principalmente) não possui arranhões internos. Digo isso, pois muitos arranhões internos, são lugares que bactérias podem produzir colônias e contaminar a sua cerveja, lembre-se de que bactérias são seres que estão no ar e até mesmo a nossa saliva pode conter bactérias contaminantes. A higiene e sanitização são processos importantíssimos antes, durante e a pós produção - há alguns artigos nesse blog explicando sobre higiene e sanitização.
O terceiro requisito é gostar muito do que se produz! Muitos começam a fazer cervejas e depois perdem o "encanto". Já aconteceu comigo também, muitas vezes, de querer parar de produzir. Mas para quem gosta, como eu, é uma impossível deixar de fazer cervejas! A cada brassagem, uma experiência nova!
Projeto:
Estude a receita da sua cerveja, mas antes faças degustação da cerveja que você quer produzir. Um exemplo é uma Witbier. Sabemos que ela é uma cerveja de trigo, com coentro e casca de laranja, diferente de uma weiss alemã que é trigo sem outros adjuntos. Faça degustação da witbier: estude os aromas, sabor e sensação. Veja a cor dela, espuma o corpo. Após pesquise a receita e faça antes, uma interação no BeeerSmith, a versão 3.0 está em português! Esse software vai te ajudar a produzir uma cerveja! Mas cuidado, os valores são aproximados. Feito as degustações e produzido a sua receita, agora é a vez da organização.
Organização:
Antes de por a mão na massa, verifique se tudo está certo: equipamentos, álcool 70%, água mineral, malte, lúpulo, levedura, e o gás ( sempre é bom verificar se o gás é o suficiente para a sua produção! É ruim acabar o gás durante a brassagem! Eu sempre tenho um gás de reserva para evitar problemas. Eu costumo fazer a verificação 1 dia antes da brassagem. Aqui uma regra importante: verifique a validade das bombonas de água, dos insumos pois uma vez comprei água mineral e a bombona estava com validade vencida. Pedi a substituição de uma outra bombona!
Concentração:
Durante a brassagem, coloque uma música para relaxar, convide amigos para produzir ou o seu amor. Mas cuidado para não ficar distraído! Para se fazer uma boa cerveja, precisamos ter o controle do tempo!
Tempo:
Geralmente uma brassagem demora quase 8 horas! Organize bem o dia que você for fazer cerveja. Não dá para fazer cervejas por etapas!
Produzir uma cerveja é fazer cálculo de perdas. Se você quer porduzir, por exemplo, 20 litros, deverá ter 40 litros para a produção, pois parte da água vai se perder na evaporação da brassagem e fervura.
Também no fermentador, se perderá parte da água, pois no fundo do fermentador, estará decantado o fermento e partes do malte e lúpulo. Se tu for fazer maturação, também haverá perda da água. Uma vez, produzi 20 litros e gastei cinquenta! Devemos nos atentar a regras de produção, por exemplo, tem receitas que uso três litros para cada quilo de malte! Terei uma média de 1 e meio de mosto! A outra parte infelizemente será inutilizada, o malte absorve a água - mesmo depois da lavagem do bagaço!
Não costumo reaproveitar o fermento, mas se tu souber a técnica de reaproveitamento é válida também.
Conselhos:
Produzo cervejas há muito tempo, e vem os comentários: mas fulano evoluiu e você ainda está nos 20 litros. Penso que cada cervejeiro tem o seu tempo e oportunidade. Gosto de ver os cervejeiros fazerem sucesso com as suas produções. Mas eu sou como o diamente: tudo na hora certa! Não me incomodo com os comentários! Tudo ao seu tempo! ;-)
As primeiras produções são horríveis! Mas não desista! Continue a produzir cerveja! Um momento vai melhorar!
Faça cursos, tente fazer cerveja pelo menos uma vez ao mês, pois a prática sempre nos leva a perfeição!
Precisando de informações tenho outras fontes que produzo:
Site Cervejania.Com - nesse site em desenvolvo, tem informações geral sobre cervejas, há alguns mestres cervejeiros e trabalhos feitos, tem seção de colecionismo, informações, degustação etc acess o site clicando aqui: Cervejania.Com
Canal tchescoNápolis - tenho um canal do Youtube,com vídeo novo, todas as quartas-feiras, a partir das 22h00, que faço degustação de cervejas. Toda semana tem uma cerveja diferente a ser degustada, aproveite, acesse o canal clicando: tchescoNápolis.
Um bom Ano Novo para vocês! Salute!
Nenhum comentário:
Postar um comentário