domingo, 27 de fevereiro de 2022

Lightstruck

O off flavors mais interessante que aprendi a desenvolver foi o Lightstruck, ou também conhecido como "aroma de gamba", típico de uma cerveja de garrafa verde, como por exemplo a Heineken.

A cerveja ficou leve, com uma bela formação de espuma e um aroma destacado.

Pode até soar estranho, mas esse off flavors dá aquele aroma característico da Heineken. Com pesquisa em sites e conversas com amigos cervejeiros na internet, decidi fazer uma experiência com uma garrafa verde e raios de sol!

Usei como cobaia uma amostra da minha Summer Ale, brassada no ano passado e engarrafada no início de janeiro de 2022, em uma garrafa verde e deixei somente 15 minutos exposta aos raios solares. O resultado foi o esperado: Ao abrir a garrafa e degustar a cerveja, o aroma de "gamba" ficou bem destacado. Apesar de não ter a característica de uma Heineken na boca, mas no aroma ficou bem parecido.

Gostei muito desse aroma e vou fazer mais cervejas

O efeito acontece pois a garrafa é clara e os raios UV passam por ela, modificando assim a química do lúpulo. Mas para tal efeito ocorrer, deve-se toma-la gelada. Gostei muito, vou amadurecer mais os conhecimentos em relação ao efeito Lightstruck.

Como desenvolver

  • Faça uma cerveja Pilsen, Summer Ale ou Pale Ale normalmente
  • Ao engarrafar a cerveja, utilize garrafa na cor verde ( ainda não fiz testes com as garrafas transparentes) e deixe-a o tempo para refermentar
  • Eu deixei dois dias antes de consumir a luz do sol, por uns 15 minutos, ai coloquei na geladeira - não gelar demais!
  • Após, é só abrir a garrafa e sentir a tal aroma de "gamba"
                                                      

Salute!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário