Nesta 2ª o fogareiro estava ok. |
Desta vez, não utilizei água do parque do Horto Florestal, pois quis poupar um pouco a minha coluna e estava sem carro! Comprei água Bona Font, 40 litros no total, do qual utilizei somente 30 litros.
Água Bona Fonte |
Comecei a ler a receita, pesquisar na internet mais informações enfim, eu não sabia exatamente o que eu estava fazendo! hehehe!
Arrisquei! É utilizado somente um tipo de Malte, o Pilsen. Depois fui a descobrir que podemos adicionar um pouco de malte de trigo. Então, nesta minha primeira leva de Blond Ale eu utilizei 100% Malte Pilsen!
Em relação ao lúpulo, utilizei o Lúpulo Magnum. Mas pode-se também usar outros Lúpulos.
Fermento é do tipo Ale, o S-04 por exemplo.
Pronto! Este são os itens para se fazer uma Blond Ale.
Após todo o processo de Brassagem, Fervura e Fermentação, que deixei a uma temperatura ambiente por volta de 20º, chegou a vez da maturação.
Airlock - Fase Fermentação |
Uma das opções da receita era justamente transferir a cerveja do fermentador para o maturador. Encher os baldes por completo e coloca-los na geladeira. O tempo seria 1 semana. Mas eu fiquei com um baita resfriado e não pude fazer a etapa final, que era transferi-la para garrafa. Deixei mais alguns dias maturando. Pronto! Engarrafarei e a curiosidade crescia...como será o sabor? Notas? Quem sabe....o que vai sair destas garrafas!
Uma amostra da fase da Fermentação para Maturação: minha curiosidade foi muito grande |
O Grande Dia!
Coloquei uma garrafinha de 300 ml, um dia antes na geladeira. Quando abro a garrafinha, para minha surpresa aquele barulinho de gás...!!!! Uma boa carbonatação.
De repente, um cheiro de trigo! Será que ocorreu algum off-flavors?! Alguma contaminação?! Sabe lá!
Eu tomei, fiquei a observar notas...Bah!!!! Muito leve!!!! Refrescante!!!! Uma ceva que lembrava uma de trigo, tanto na cor, como no gosto! Tinha gosto de biscoito...um pouco adociada e amarga. Amargor de lúpulo...quase ausente! Final um pouco mais doce! Seca e com cara de quero mais!
Após a produção ainda não estava satisfeito com o resultado. Quis saber mais sobre o estilo. Alguns amigos Cervejeiros me indicaram a tal Hollywood Blonde. Outros que já fizeram esta ceva, me disseram que realmente ela tem um adociado maltado, com baixo ou médio aroma de Lúpulo, ( no caso da minha Blond Ale, com baixo aroma de Lúpulo ). Gostei da receita e segundo pesquisas , eu poderei também acrescentar hortelã! Meu novo desafio: Na 4ª Leva farei novamente esta Blond Ale e acrescentarei Hortelã!
Salute!
Nenhum comentário:
Postar um comentário