sexta-feira, 17 de agosto de 2012

1ª Leva - APA - Dia do Trabalhador

A primeira leva foi feita no dia 1º de Maio de 2012, por volta das 3 horas, em minha cozinha, que hoje é um verdadeiro laboratório. Alguns dias atrás, eu havia coletado água diretamente de uma fonte do Parque Estadual Alberto Löfgren, mais conhecido por Horto Florestal. Trata-se de uma água mineral pura. No total coletei 30 litros.


Água pura vinda da Mata Atlântica Paulistana.

A receita desta APA foi cedida por um grande Mestre Cervejeiro Rogério Sventkaukas, do qual devo a ele todo este aprendizado.

Problema no fogareiro.

Enquanto moíamos os grãos de malte, eu já havia colocado a água para ferver. Até ai estava tudo ok, mas de repente o fogareiro começou a dar problemas. Imediatamente eu o desativei. Infelizmente tive que continuar no fogão comum mesmo. A minha sorte é que a boca do meu fogão é grande e a temperatura começou a subir, porém bem lentamente. ( Lembre-se não use fogão doméstico, além de demorar muito, a cerveja não ficará muito boa.). Quando a temperatura subiu para 50º graus eu adicionei o malte moído. ( nesta hora adicione-o bem lentamente).

Brassagem

Como primeira leva que fiz sozinho, comecei a ficar um pouco tenso e inseguro. Na época usei termômetro de mercúrio ( também não recomendo, pois ele não dá uma precisão exata do grau da temperatura, use um termômetro digital, estes de medir temperatura de carne). Olhava para o relógio, mexia na panela, via todo aqueles grãos se misturando com a água, enfim, eu tomava todo o cuidado para o controle de temperatura.

Havia iniciado com 13 litros de água - Desculpem a foto, é que foi tirada de celular! :-)

Teste do iodo

Depois de umas longas horinhas, era o momento de fazer o teste do iodo. Coletei um pouco do suco de bagaço e coloquei sobre um pires branco. Algumas gotinhas de iodo e pronto! O meu mosto já estava no ponto certo para desativar as enzimas. Subi a temperatura e depois de uns bons minutos, eu desliguei o fogão por atingir a temperatura de desativação enzimática ( 78º )

Recirculação do Mosto

Agora sim! Fiz a recirculação do mosto. Com uma caneca de alumínio e uma escumadeira de inox, eu comecei o processo que me rendeu uns 20 minutos. ( a minha segurança e confiança começavam a amadurecer! ).

Filtragem e lavagem do bagaço

Minha filtragem foi a feita através de uma bazooka de inox. Teve um certo momento que ela entupiu. ( eu a tinha feita muito pequena, mas eu mexi naquele bagaço todo com a colher e voltou a circulação novamente. Após toda a filtragem, eu comecei a lavar o bagaço.

Fervura do Mosto

Barbaridade! Depois de todo um trabalho, chegou o momento de ferver o mosto. PUTZ!!!! Meu gás havia acabado! Imediatamente, peguei um outro butijão ( sempre deixe um butijão de reserva ) e depois de alguns minutos, eu começava o ritual....Adicionei nesta receita Lúpulo Northern Brewer e o Lúpulo Saaz, o de aroma. Depois de quase 1hora e meia, eu comecei a fazer o resfriamento do mosto.

Fermentação


A 1ª Leva foi menos de 20 litros

Chegou o momento final da primeira temporada! :-)
Transferi todo o mosto para um balde de fermentação. Abri o envelope de fermento e espalhei dentro do fermentador. Fechei bem o balde e coloquei o airlock.
Esperei uma semana para fermentação. O Airlock demoru a borbulhar. Havia ficado preocupado. Pensei até  jogar toda a leva fora e refazê-la. Mas para a minha surpresa, tudo estava de acordo com minha receita. O próximo passo foi a maturação.

Maturação.
Mais uma bobeira eu marquei. Havia esquecido de providenciar um outro balde para maturar. A minha sorte é que tinha 4 garrafões de água mineral de 5 litros. Não pensei duas vezes: eu os lavei bem, fiz uma forte higienização, e fiz um airlock caseiro com mangueirinha de bombinha de aquário e bebedouro de passarinho. ( Claro que tudo bem Higienizado ). Deixei 7 dias em temperatura ambiente e depois eu os coloquei na geladeira.
Apenas utilizei 3 galões destes para fazer a maturação
Engarrafamento:

Após os 10 dias de maturação, eu tirei o primeiro galão da geladeira, porém, quando fui observar, o airlock estava frouxo e havia entrado ar. Eu provei um pouco, e tinha um forte gosto amargo, logo cuspi. Deixei de lado, já começou um pouco a minha frustação. Ai peguei o segundo galão que estava tudo ok, quando fui provar, para a minha alegria, estava com gosto de cerveja, porém bem fraquinha. Ai comecei a engarrafar. Inseri nas garrafas açúcar mascavo para carbonatar. As tampinhas eu as coloquei em um pote com álcool 70% e deixei lá durante 20 minutos.
A primeira Leva teve este rótulo.
Degustação:

Após abrir a primeira garrafa, infelizmente ela lembrava uma Pale Ale, não tinha nada haver com uma APA. Não tirei nenhuma foto da ceva no copo, pois os meus amigos acabaram com o meu pequeno estoque...hehehe!
Uma lição importante que aprendi: manter muito a calma e NUNCA E JAMAIS pensar em cifras. O mais importante é fazer a cerveja com todo o cuidado e paz na alma! :-)

Nunca desista! Mesmo que venha o famoso desânimo e os pensamentos vazios do tipo: não vai dar certo, isto não vai dar futuro...vá em frente! Eu já havia planejado a minha segunda leva para o feriado do 9 de Julho: Uma Blond Ale ( que vamos falar desta 2ª experiência )

Salute!

Nenhum comentário:

Postar um comentário