sexta-feira, 16 de novembro de 2012

3ª Leva - PALE ALE - Domingão


Brassagem: foi também acrescentada aveia e Malte Chateau Wheat Blanc

Após um fim de semana agitado, devido ao feriado do 7 de Setembro, eu acordei para me dedicar a minha Pale Ale que comprei o kit na Cia da Cerveja. Alterei um pouco a receita e acrescentei na brassagem 100 gramas de Aveia e  100 gramas de Malte Chateau Wheat Blanc.


Aveia gelatinizada será cozida antes de ser colocada na brassagem



Hoje é dia 09 de Setembro, e a moagem do malte começou por volta das 2 da tarde. Um calor horrivel e eu acompanhado por uma ceva de trigo da Baden Baden, bem geladinha. Modifiquei a minha bazooka e antes de aquecer a água, verifiquei se tudo estava bem.

Água Bona Fonte lançada na panela e lá começava a ferver a água. 12 litros iniciais.


Início da fervura


Na hora de resfriar a ceva, eu fiz um pequeno sistema de refrigeração com as seguintes caracteristicas:

7 metros de cano de cobre;
2 tanques de 70 litros ( aqueles barris de azeitona azul );
Um balde;
Mangueira transparente;
Sal grosso;
Barbante;
E bastante gelo, não precisa comprar, é só fazer em casa mesmo e ir fazendo estoque!


Esquema de refrigeração na fase da fervura

Enrolei o cano de cobre em forma de chiller e os prendi com barbante para poder caber dentro de um balde, o meu é de 15 litros. Em uma das pontas do chiller de cobre eu liguei na torneira e a outra ponta no chiller de alumínio que vai dentro da panela com a ceva.



Dentro do balde eu coloquei o chiller de cobre, enchi com água, adicionei sal grosso e o gelo, em poucos minutos a água do balde já estava bem gelada.O Chiller de alumínio já estava dentro da panela, abri a torneira e a água vai bem geladinha para dentro do chiller. Em poucos minutos a temperatura já havia abaixado.

A água que sai do chiller sai bem quentinha, ai eu a armazenei em um dos tanques de azeitona. ( Durante a semana, utilizarei esta água para limpar o pátio. Esta água não é indicada para lavagem de equipamentos cervejeiros. )
 

19/Setembro



Deixei fermentando por 10 dias. Demorou para o Airlock borbulhar. Já fiquei preocupado no 2º dia. Observei se não havia nenhuma saida de ar no balde fermentador. Tudo correto. Nenhuma saída de ar.
Observei a temperatura ambiente, estava muito quente. Transferi o balde para um outro local mais ventilado e fresquinho. Algumas horas depois, o airlock dava as suas pequenas bolinhas de ar! Que alivio!
Dez dias depois, eu fiz a transferência da cerveja para dois baldes de 12 litros, pois minha geladeira tem um espaço bem pequeno. Tudo bem sucedido! Agora esperar maturar e engarrafar!

29/Setembro

Um bom tempo de maturação, comecei a fase de engarrafar o nosso líquido precioso. Fiz o açúcar invertido e comecei o processo. Agora aguardar por volta de 10 dias, ou mais, o processo de refermentação na garrafa



Tempo de espera no mínimo 10 dias!



19/Outubro


A primeira a ser aberta! A grande surpresa: ficou uma Pale Ale bem leve! Nada melhor do que comemorar meu aniversário com minha própria ceva! Os amigos gostaram, os cervejeiros mais experientes dizeram que ainda tenho que melhorar a receita! É a prática que fará as grandes mudanças para a próxima leva! Salute a Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário