quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

4ª Leva - Blond Ale - Especial

Novamente fiz uma Blond Ale. Mas esta ceva eu fiz mais especial. Acrescentei na Fervura casca de Laranja e Hortelã.

Um pequeno video da Fervura da Blond Ale


Não utilizei água Bona Fonte como nas brassagens anteriores. Hoje eu utilizei água Cristal.


E aumentei o tamanho da bazooka para melhorar a Filtragem.


Eu acredito que esta Blond Ale terá notas cítricas com Hortelã e também eu adicionei 3 tipos de Lúpulos. Agora vamos aguardar mais alguns dias a Fermentação.

Maturação

Domingo, 06 de Janeiro de 2013, Dia de Reis, eu deixei a Blond Ale fermentando por 10 dias a uma temperatura ambiente de 20º graus. No balde da Maturação eu deixarei 1 semana na geladeira a uma temperatura de 0º grau. Enquanto a Ceva matura, eu provei um pouco dela e tá prometendo ser uma gelada bem forte e com notas cítricas.


 

Antes da fase da maturação, coletei uma amostra desta ceva e a cor saiu diferente de uma Blond Ale tradicional e também diferente da primeira Blond Ale que fiz. O fato dela sair da cor cobre é a mistura de dois tipos de maltes que inseri na receita. Utilizando o programa Beersmith, um software recomendado a todo cervejeiro caseiro, que o ajudará em todas as tuas dúvidas antes de fazer a tua ceva, fácil de usá-lo, basta entender um pouco de Inglês. Para adquirir este software, acesse: beersmith.com

Envase

 
Dia 13 de Janeiro:  Etapa final da cerveja: finalmente a fase das garrafas! Antes de começar a fazer o envase eu coletei uma amostra da fase maturação. A cor da ceva ficou um pouco mais escura. Nesta fase todo o cuidado com este líquido precioso deve ser tomado. 

Garrafas:

As garrafas foram lavados uma semana antes. Podemos reaproveitar as garrafas de cervejas que bebemos, porém sempre lave-as bem. Eu primeiramente inicio o processo de Sanitização: eu retiro os rótulos, as lavo com escova por dentro e após uso água corrente, depois  deixo de molho em solução de água sanitária + água. Novamente eu as lavo com água corrente. Esta água da lavagem eu reaproveito para lavar pátio. Deixo secar bem em um local livre de impurezas ( tenho um quartinho com paredes revestida de ajulejo). A minha etapa seguinte eu encho as garrafas com água quente e deixo a água esfriar. Após ficarem secas, elas passam pelo processo de Higienização das garrafas com álcool 70%. Depois de ficar bem sequinha eu coloco a cerveja. Uma dica especial: Utilize uma lâmpada e aproxime do fundo da garrafa. Observe se o fundo esta todo cristalino. No caso de haver alguma mancha, refaça o processo da lavagem. Se não sair esta mancha inutilize a garrafa. 

Primming: 

Técnica de adicionar pequena quantidade de fermentáveis na garrafa para carbonatar a cerveja. Podemos utilizar açúcar comum, mascavo, mel. Eu costumo usar açúcar comum. ( em um próximo tópico falaremos sobre o Primming com mais técnica ). Somente uma vez utilizei açúcar mascavo para minha primeira leva a APA. Utilizei 1 grama para cada 100 ml de cerveja. Após a APA utilizei açúcar comum.
Cuidado: Deixei a tua ceva maturar bem. Não exagere na dose do açúcar. Uma quantidade exagerada de açúcar poderá haver uma forte pressão interna com risco de estourar as garrafas.

Chapinhas:

As tampinhas também deverão ser higienizadas. Utilize álcool 70% em uma vasilha e as deixe de molho durante uns 15 minutos antes de colocá-las na garrafa. Na foto abaixo tem esta "maquininha manual" que lacra a chapinha na garrafa.


A cerveja já está dentro da garrafa e agora precisa "descansar" e refermentar por mais 15 dias. A ansiedade está demais para ver esta nova Blond Ale Especiale. Aguardemos então! Salute!

* * *

Nota Importante: As cervejas ficaram boas, porém ficou mais forte, um pouco doce e com mais corpo e notas de hortelã e laranja. Não fotografamos a cerveja no copo, devido ao fato dela ter sido consumida rapidamente por amigos e por mim! As primeiras foram abertas antes do Carnaval (Fevereiro de 2013) e a última garrafa foi aberta na Páscoa, (Março de 2013). Uma outra garrafa foi enviada a um amigo do Rio Grande do Sul. Esqueci de fotografar a ceva no copo. Desculpem! ;-)
                                                                                  
                                                                                    Salute!

PS.: Alguns dias depois que encerrei este tópico, um amigo gaúcho, fez a foto da 4ª Leva da Birra Ballare e postou no blog Bucaneiro do Mongol. Esta garrafa  foi enviada a ele, sem o rótulo, antes da Páscoa. Obrigado Joel! 
Foto do blog Bucaneiro do Mongol, postagem de Abril de 2013






Nenhum comentário:

Postar um comentário