segunda-feira, 16 de abril de 2018

Blond Ale Selvagem - aprimorando as técnicas


Aprimorando o Priming

Ontem, 15 de Abril, fazendo uma nova brassagem, estudei outra forma para fazer o priming no próximo envase. A partir do próprio mosto, após a recirculação, guardamos 1 litro e colocamos na geladeira. Pois quando for fazer a refermentação na garrafa, usaremos esse mosto para inserir na ceva. Uma forma da cerveja ser realmente puro malte, onde não haverá misturas de outros itens na cerveja, como por exemplo: o açúcar, mel entre outros.

O mosto está guardado em uma garrafa de 1 litro na geladeira e daqui há uma semana, farei o priming fervendo o mosto em alta temperatura e, após o resfriamento, adicionar uma quantidade de 5 ml para cada 600ml ( Farei uma experiência com 5 garrafas, verificar se a quantidade não é exagerada para fazer a refermentação, preocupação em não estourar as garrafas - pois nunca trabalhei com essa técnica).

Segundo pesquisa e curso que realizei, diz que melhora a qualidade da espuma e a levedura já estará "acostumada" com o mosto.

Refermentação na garrafa

É comum as pessoas encontrarem a tal "lama" no fundo da garrafa. Isso é comum quando a cerveja é refermentada na garrafa. Alguns acham ruim a tal "lama" no fundo da garrafa, achando que é sujeira. Mas não é. Pode-se oferecer a cerveja e quando chegar no fundo, joga-se fora.

Toda a cerveja caseira é uma verdadeira obra da arte! Estou estudando cada vez mais as técnica de fermentação e carbonatação para assim termos uma cerveja bem original.
 Abaixo algumas fotos da brassagem:

Após a recirculação do mosto, guardei 1 litro e conservei em geladeira.
Final da fervura: introduzindo a ceva no fermentador


A densidade original (OG) chegou a 1070
Trabalho em andamento: o airlock começa a borbulhar
Aguardando mais uma semana para ver essa nova cerveja nascer. Salute!



Nenhum comentário:

Postar um comentário