domingo, 29 de dezembro de 2019

Blond Ale - Especiale

Caros amigos que acompanham esse blog! A tempos não escrevo aqui, 2019 foi um ano difícil e realizei poucos estudos sobre cervejas (que vergonha!). Até mesmo passava na minha cabeça em desistir de produzir cervejas! Mas graças a Deus, esse tempestade e o conflito passaram. Havia comprado em Outubro a matéria prima para se fazer uma Blond Ale, utilizando o Safale s-04 e lúpulos Hallertau Northern Brewer e o Hallertau  Mandarina Bavaria. De outubro até hoje, fiquei enrolando a produção. Mas hoje, decidido, acordei cedo e comecei a fase da lavagem das paneladas e sanitização. A vontade de produzir cerveja me fez acordar mais cedo.

A cor dessa cerveja encanta a minha vista!
Tomei os devidos cuidados com a higiêne e comecei a moagem dos maltes. Aqui fiz um tratamento especial fazendo uma limpeza de poeira do malte com uma peneira, aquele pó que vai na brassagem altera um pouco o sabor da cerveja. A última Blond Ale, que realizei em Julho deste ano, ficou maravilhosa e mais limpa!

A Fervura é a melhor fase da produção! Pena que não dá para registrar os aromas dos lúpulos aqui na foto.
Quando trabalhamos no que gostamos, nem sentimos a hora passar. É um grande prazer em fazer brassagem. Após 8 horas de trabalho, mais uma cerveja estará sendo servido para 2020! Vou me dedicar mais aos estudos cervejeiros e produzir mais! 

Muito bom podermos tomar a nossa própria cerveja!

Produção de 2019

Março: Steam Beer.
Julho: Blond Ale.
Dezembro: Blond Ale Speciale.

Total de litros: 45

Observando os equipamentos, está na hora de trocá-los e comprar novo fermentador. Pesquisar mais receitas de cervejas e continuar as produção para 2020. Obrigado a todos por acompanhar o meu blog e no ano que vem, estarei aqui com mais novidades! FELIZ 2020 pra todos! Salute!

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

A excelência de uma Blond Ale

A melhor desde 2012

O dia da degustação chegou! E para a minha alegria, essa cerveja saiu bem profissional: aromas de lúpulos e malte em destaque, boa formação de espuma no copo e o principal: o corpo com notas de malte, pão e levemente adocicada. Para ser uma blond Ale, respeitando ao estilo, deveria ter trabalhado mais os aromas de coentro, casca de laranja na fervura. Mas ficou ótima!

O teor alcoólico ficou com 5%, baseado nos cáculos com densidades. Francamente a melhor cerveja que fiz até hoje! Acredito fielmente que estou no caminho certo em relação a receitas. Ao meu tempo e espaço, farei da Ballare uma cerveja conhecida!

Um amigo meu degustou e logo correu no whatzapp para comentar sobre a ceva. Os outros amigos também degustaram e gostaram. Veja no comentário abaixo:

  
Amigo que já trabalhou com gourmet e entende de cerveja

Harmonizou também com um delicioso frango assado!


segunda-feira, 8 de julho de 2019

Blond Ale - fase 2019

O cuidado com os grãos.


Há tempo estudo a qualidade da cerveja. Nessa minha nova brassagem de hoje, eu olhei especialmente para os grãos. Sim eles são muitos! Mas nesse estudo, observei os grãos com mais atenção. Após moer os grãos, passei uma peneira neles do qual se formou uma grande quantidade de pó.
Transferindo o mosto para a outra panela

Com certeza, essa quantidade de poeira iria para a brassagem. Durante o percurso da brassagem, observei que a cerveja está mais limpa!

E após o processo da fervura, utilizei um coador de café para "os restos que ficam decantados no fundo do panelão" não ir para o fermentador.

Vou aguardar uma semana para ver o resultado da decantação do malte. Salute!

Nessa produção, a minha Densidade original foi de 1065.
Nessa nova produção, fiz um total aproximado de 10 litros. Não utilizei o meu fogão industrial, pois são poucos litros e quis fazer uma economia de gás. Esse fogão que utilizei está de bom tamanho para essa produção.
Fase fervura: quanto maior for a temperatura, melhor será para a formação do Trub.

Formação do Trub no final da panela, essa parte não pode passar para o fermentador.

 O que é Trub?

É um termo usado na fabricação da cerveja. São detritos do(s) lúpulo(s) e do próprio malte que ficam no fundo da panela. Antes de começar a resfriar o mosto, é bom utilizar uma pá, bem limpa e higienizada e fazer um redemoinho para que ajude na decantação do trub. Essa técnica é o whirlpool.



sexta-feira, 31 de maio de 2019

Degustando a 1ª Steam Beer

Depois de algum tempo, eu novamente escrevo nesse blog mais uma experiência cervejeira: a primeira Steam Beer teve alguns problemas de produção:
- Ela espumou muito e a cerveja ficou muito turva.
A questão da espuma foi a temperatura ambiente do qual deixei fermentando e a turbidez foi devido a também a cerveja ficar em uma temperatura ambiente. Na época em que produzi, em março de 2019, a temperatura ambiente estava muito alta.
Aprendizado do brassagem: controlar melhor a temperatura durante a fermentação. Mas o lado bom, foi que o lúpulo ficou em destaque, dando um amargor forte a ceva.
Em junho, vou fazer mais brassagem. Salute!

domingo, 10 de março de 2019

Engarrafando a Steam Beer

Domingo, 10 de março de 2019, 21:22 - Aproveitando o tempo, decidi engarrafar hoje a Steam Beer na garrafa. Não esperei os 7 dias da fermentação. A densidade final dela chegou a 1020, e de ABV 5,5%. Quanto ao lúpulo, amargor, ficou mais forte. O aroma é lúpulo. Fiz a técnica do primming fazendo o açúcar invertido, mas coloquei um pouco menos.
De acordo com a receita original, as densidades ficaram um pouco diferente, mas sei que exagerei nos dois maltes: carapilsen e o caramelo. Vamos esperar mais 15 dias e aguardar a 1ª prova de degustação. Enquanto isso, vou pensar em um rótulo bem interessante para essa cerveja. Salute!



terça-feira, 5 de março de 2019

Degustando o 2º Chopps da Birra Ballare - Stout

Tchesco degustando o 2º Chopes, uma Stout
 
Hoje é carnaval, decidi inaugurar a minha nova chopeira, com torneira italiana. Esse equipamento é simples e conta com uma regulagem também bem fácil ao controle de C02. Decidi pegar a minha Stout e transformá-la em chopes. O resultado: uma espuma cremosa, a cerveja ficou mais gostosa e as notas de café se destacaram muito bem. Enquanto a nova cerveja está fermentando, abaixo mostrarei a divulgação da Stout.

Há tempos eu fiz uma Stout, foi no final do ano passado, 2018. No início de Janeiro de 2019, resolvi expor mais o meu trabalho em redes sociais. Primeiramente, divulguei onde trabalho e foi permitido que eu sorteasse um chopes. Gostei da idéia e fiz o sorteio. Algumas garrafas distribui para amigos e veja o resultado abaixo:






Divulgação no Facebook, Janeiro de 2019
Divulgação no Facebook, Jeniro de 2019
Divulgação feita no Instagram, Fevereiro de 2019

segunda-feira, 4 de março de 2019

Steam Beer

Começando 2019 com novidades.

Nascendo a Steam Beer da Birra Ballare, uma norte-americana diferenciada

Durante algum tempo desapareço, mas me apresento novamente aqui! E com certeza, trago novidades cervejeiras. Como é bom conhecer outros tipos de cervejas! Sair do tradicional e conhecer mais e mais esse mundo cervejeiro tão imenso, tão grande!Pesquisando cervejas norte-americanas, no ano passado, me presentei com um livro chamado "A Revolução Cervejeira Artesanal", de Steve Hindy. Uma leitura bem interessante, saber como as micros cervejarias sobreviveram no mercado norte americano. De outras pesquisas que realizei, conheci a Steam Beer, através de uma cerveja que chamou bastante a minha atenção: Anchor Steam Beer, da cervejaria Anchor Brewing Company.
Com notas de Caramelo e lúpulo, me apaixonei por ela!

Gostei da cor dessa cerveja!



Finalmente a vontade de produzir essa cerveja! Pesquisei com alguns amigos cervejeiros e utilizei como malte base, o Pale Ale. Adicionei também o Malte Caramelo e como lúpulo, utilizei o Northern Brewer, no início da fervura, meia hora de fervura e 4 minutos finais. Tentei utilizar o fermento California Lager-WY-2112, porém não o encontrei e utilizei o Safe WB-06, onde, por pesquisa, é próximo ao Lager-WY-2112. 

Rampa com 1 hora de tempo e fervura também 1 hora de tempo. Não tenho a certeza se vou atingir os aromas dessa cerveja, a cor e o ABV estimado. Não usei Whirliloc.

Talvez eu faça a etapa da maturação, onde vou inserir gelatina branca e coloca-la na geladeira. Ansioso para ver o resultado! Salute!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Envase do Chopps Stout





E 2019 chegou! O primeiro trabalho da Birra Ballare foi envasar a Stout, que por sinal, saiu uma cerveja muito interessante, com notas de Café e Chocolate. O amargor também tem um leve destaque, usei 3 tipos de lúpulos para esta ceva. Se já está assim, saindo da torneira do fermentador, imagine após a maturação - que por sinal refermentei na garrafa com o próprio mosto da cerveja! 
Vou estrear a nova chopeira com torneira italiana e ver o resultado! Enquanto isso, vou aguardar mais uns 20 dias! Por hora tenho duas idéias para essa cerveja:

O prazer da Degustação

Essa cerveja é uma boa pedida para um casal estar a sós em quatro paredes, degustando e tendo os seus prazeres tanto na cerveja, quanto na companhia. A ceva é escura como os mistérios da noite e audaz como o amargor do lúpulo. Se fosse adocicada, não teria graça. Tem que ser forte para fazer juz a sua noite! Mas sempre bebendo com moderação. Salute!

St Patrick's Day 2019

Também combinará com a festa de St. Patrick's Day, onde ela poderá ser perfeitamente combinada com um gole de Whisky, a famosa tradição do bombeiro Irlandes, onde em um copo de Stout ou Porter, mergulha-se um copinho com Whisky e deve ser bebida na hora em que o copinho foi mergulhado. Só cuidar dos dentes para não se machucar!