quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

2020 está acabando

Faltando pouco para a terminar o ano de 2020, farei um breve relato de minhas produções cervejeiras, que foram as piores de todos os tempos! Produzi somente 20 litros de cervejas! Mas isso não é motivo de desânimo, aprendi a produzir uma Irish Red Ale! Com todo o gosto e aroma de uma verdadeira Irá! 😃

Minha recente brassagem foi em outubro, e recentemente fiz a degustação dessa cerveja!

Obrigado por você ter me acompanhado nesse ano de 2020, sei que foi difícil para todos e esperemos que o novo ano seja melhor! Feliz 2021 para todos! Salute!!!!


domingo, 18 de outubro de 2020

Maturação da Irish Red Ale

 Domingo, 18 de Outubro - Maturação

A segunda Irish Red Ale da Birra Ballare ficou bem leve após a fermentação. medição do álcool deu um total de 4%. Porém há muito tempo eu não maturo cervejas. Nessa leva eu decidi perder mais alguns litros, mas porém vou ganhar em qualidade da cerveja.

Maturando a cerveja - durante 1 semana a 0ºC - teremos a maturação do lúpulo e a decantação do malte, para deixá-la um pouco mais transparente e no fundo da garrafa não ficar aquela "lama", onde muitos podem achar que é sujeira e olham meio torto.

O Balde de maturação ficará mais uma semana na geladeira a 0° C

Há maneiras de deixar a cerveja mais cristalina usando gelatina branca, aquela sem sabor, fazendo whirlpool no resfriamento - vamos fazer um capítulo especial sobre essa técnica.

Nessa Irish Red Ale eu espero que ela venha com um malte mais em destaque, apareçam mais notas de caramelo e toffee e o frutado,

Vamos aguardar mais uma semana para fazer o envase! Observação fazer a maturação é uma técnica recomendada, porém exige-se uma sanitização e higienização no processo de preparo.


domingo, 11 de outubro de 2020

2ª Brassagem da Irish Red Ale

Domingo, 11 de Outubro de 2020

Um excelente dia para começar uma brassagem! Não está nem calor e nem frio! Ultimamente tivemos um calor muito alto, mas graças a Deus o clima ficou melhor! Aproveitei esse domingo e estudei a receita que a WE Consultoria, onde comprei minha maltaria para 10 litros, e comecei o processo de limpeza e higienização, 

Enquanto fazia a brassagem, li que estou usando o malte Château Crystal e o Amber Malt, a emoção começa no decorrer da brassagem onde começa com uma espuma densa meio creme, o cheiro de caramelo e finalmente a cor cobreada dentro da panela!

O lúpulo dessa vez foi um tipo somente.Utilizei o Challenger, da fabricante Hollingbery, Reino Unido. Ele é bem aromático e agradável! No final da Brassagem, a densidade ficou em 1030. Aguardar mais uma semana e desta vez, eu farei maturação e não envase direto na garrafa.

Acompanhe o processo de maturação - um pouco mais arriscado, mas será melhor devido a cor e também a maturação dos aromas e sabor! Salute!



domingo, 27 de setembro de 2020

Brassando uma Irish Red Ale - 2ª Brassagem do ano

 Como planejamento, nesse ano vou dedicar-me a fazer brassagens de uma Irish Red Ale, um estilo do qual sou fã e a cada dia, pesquiso mais sobre o assunto. As notas maltadas, aromoas e o agradável frutado do lúpulo fazem com que essa cerveja seja sempre bem vinda às panelas da Birra Ballare.

Fiz minhas compras de malte no WE Consultoria, uma empresa de Porto Alegre muito respeitada e com itens variados sobre como fazer cerveja. A receita que irei estar trabalhando é da própria WE - diferente da receita da última brassagem.

Como planejamento, irei utilizar o recurso de maturação na cerveja - tenho o costume de transferir do fermentador para a garrafa. Dessa vez vou utilizar um balde de maturação e utilizar a refermentação com o próprio mosto da cerveja, sem usar açúcar.

Os riscos poderão ser maiores de contaminação, mas trabalhando com uma boa higienizarão e tomando os cuidados devidos, certamente não haverá contaminação e outros aromas indesejáveis.

Em outubro voltarei no blog para mostrar a brassagem! Salute a todos e cuidem de suas saúde!

maltes, lúpulo, levedura e um balde de 12 litros!
Finalmente a caixa chegou! Agora só aguardar outubro para começar a brassagem!


quinta-feira, 30 de julho de 2020

Degustando a Irish Red Ale da Birra Ballare

Degustando a própria cerveja.

Nada mais prazeiroso tomar a sua própria ceva! Sabendo que nessa cerveja foi o seu tempo produzindo e a ansiedade dela estar pronta e logo no copo! Uma emoção diferente.
Tenho um canal no youtube um canal de degustação de cerveja. Nessa semana fiz a degustação da minha própria cerveja e vou compartilhar aqui no blog esse vídeo. Estou estudando a segunda brassagem da Irish Red Ale. Enquanto não sai a 2ª leva, deixo aqui registrado no Blog a desgustação da minha 1ª Irish Red Ale. Obrigado por vocês acompanharem o meu blog! Salute!!!!




quinta-feira, 25 de junho de 2020

Birra Ballare na quarentena

Quarentena: até o momento desse blog: 90 dias em casa!


E com a pandemia, fomos todos obrigados a fazermos isolamento social e tomar todas as medidas de higiene. Durante esse tempo, eu andei pesquisando mais sobre a Irish Red Ale e planejando uma segunda-brassagem em Julho! Dessa vez vou adicionar um pouco mais de malte e provavelmente adicionar chip de carvalho na maturação. (Dessa vez, não vou fazer envase direto na garrafa, mas sim, deixar um tempo maturando, para clarear melhor e também obter mais aroma e sabor do lúpulo, não em exagero!) Enquanto estou estudando a 2ª Brassagem, presenteei alguns amigos durante a quarentena com a Birra Ballare Blond Ale e a Irish Red Ale. Confira nos prints abaixo! Salute!




Amigo degustando a Blond Ale em Maio de 2020



Amigos degustando a Blond Ale em Junho de 2020



Amigos degustando a Irish Red Ale em Junho de 2020




domingo, 31 de maio de 2020

1ª Degustação da Irish Red Ale da Birra Ballare

IRISH RED ALE DA BIRRA BALLARE

Fim do mês de maio de 2020, ainda estamos por período de quarentena. Não pude convidar amigos ou familiares para degustarmos juntos a nova cerveja. Desde o começo do ano estudando receitas e o desejo de provar a própria Irish da cozinha cervejeira da Birra Ballare. O sonho se tornou realidade e hoje pude degusta-la!

A formação de espuma foi feita por excelência
Ao abrir a garrafa, fez primeiramente aquele tzi tímido, pouco gás imaginei. Depois no copo ela começou a formar uma bela espuma. Ficou um bom tempo no copo não se dissipando. A partir dai, o aroma de malte e na boca bem maltada. Ficou com amargor tímido. E o álcool ficou até 4%.

A espuma chegou a grudar no copo, onde podemos perceber que a cerveja é boa!
Leve e refrescante, ficou fácil de ser bebida. Acredito que acertei a receita, mas a próxima que eu fizer, vou fazer maturação para ter o lúpulo um pouco mais destacado - costumo fazer refermentação na garrafa - e também deixar a ceva mais transparente!

Aproveitando esse tempo de quarentena para poder estudar mais sobre o estilo Irish Red Ale e preparar mais uma brassagem para o mês que vem! Salute a todos e previnam-se contra o covid-19.

Uma cerveja boa, saborosa e acima de tudo linda!

terça-feira, 21 de abril de 2020

1ª Brassagem de uma Irish Red Ale

O mundo mudou, estamos em quarentena desde março, devido ao covid-19. Em março, somente providenciei a matéria prima para fazer essa Irish Red Ale. Depois de fazer pesquisas, degustar cervejas Irish Red Ale e estar atento a aroma, sabor e corpo, hoje decidi fazer a 1ª Brassagem de 2020 e a minha 1ª Irish Red Ale! No domingo, fiz uma severa limpeza nos equipamentos, incluindo o fermentador e fiz a sanitização ontem, segunda-feira.
Hoje pela manhã, verifiquei a higiene dos equipamentos, fermentador etc e comecei cedo a fazer cerveja.

Verificação dos Maltes

Verifico com todo o cuidado o estado dos grãos e depois penero eles.
Quando faço brassagem, gosto que os maltes estejam separados, pois cada um tem um formato e a moagem precisa ser bem precisa. Infelizmente o meu fornecedor misturou os 4 tipos de maltes em um único saco. Verifico antes o estado do malte, depois eu coloco os grãos em uma peneira e tiro o excesso de poeira, praticamente deixo o grão limpo. A receita é para 10 litros de cerveja

Cuidados com a água

Apesar que muito cervejeiro defende a tese de que a água não diz muito sobre a receita, eu sou um cervejeiro defensor de que a água tem que ser mineral, se possível, direto de uma fontana. Infelizmente, a água que eu fazia as cervejas, ela está poluída devido e não pode ser mais consumida. Gosto muito de trabalhar com a água de Lindóia.

Hora da Brassagem

Conforme passa o tempo, a cor cobre vai ficando em destaque!
Seguindo a orientação da receita de meu distribuidor, a rampa segue a seguinte escala:
Colocar o malte a 62º C;
Manter o malte, sempre mexendo nele, durante 55 minutos a uma temperatura de 62°C;
Após esse tempo, subir a temperatura a 72ºC e manter ,durante 5 minutos;
Fazer o teste do iodo;
Subir a 78ºC e manter durante 5 minutos - após fazer a recirculação até clarificar.

Fervura

O cheiro do lúpulo Saaz é muito bom! Quero logo provar essa cerveja!
 Utilizei no início, 15 minutos ,  Lúpulo Saaz, 12 g e no final, utilizei o lúpulo Mittelfrüh. Deixei fervendo 1 hora e 10 minutos.Após o resfriamento do mosto, utilizei o Fermento US-05/m44 - sempre hidrato o fermento, antes de colocá-lo ao fermentador com a mesma água da brassagem.

Resultado:

Agora que a I.R.A está fermentando, as informações de Densidade Inicial deu 1,035 (Na receita original seria 1,050 e o SRM: 20) - Agora vou aguardar uma semana para verificar a densidade final. Ansioso para degustar a minha primeira Irish Red Ale, Salute!!!

Uma cor belíssima!

Densidade Inicial

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Estudando a receita da Irish Red Ale

Estudando e Degustando uma Irish Red Ale

E mais uma vez, voltando em meu blog, ainda sem muitas novidades cervejeiras. No mês de Fevereiro não realizei nenhuma brassagem, mas comecei a estudar a receita de uma Irish Red Ale, um estilo de cerveja surgida na Irlanda, que vem de uma Bitter Inglesa, porém a I.R.A (Irish Red Ale) não deve ser amarga.

Imagem cedida pelo site: pixabay.com - uso livre da imagem autorizado!
Estudando o estilo da cerveja, pude entender que ela é maltada com tostado, gerando um toffe, não pode ter muito lúpulo, deve ser um pouco adocicada e não haver muito ésteres, mais a frente irei falar sobre esse assunto.

Dependo da Irish Red Ale, ela poderá conter uma nota amantegada, não faz parte do estilo, mas poderá conter devido a receita do cervejeiro . Enfim, comecei a estudar afundo essa receita, degustei algumas I.R.A e finalmente me veio esse novo desafio para Março de 2020: fazer uma I.R.A

A cor dela é uma lindeza só! Um vermelho cobre que tem um espuma não muito persistente. Aguardem mais novidades no blog! Salute e que Março seja um mês excelente para todos!

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Projeto e Organização para se produzir uma boa cerveja!

Saudações meus amigos! Hoje quero conversar um pouco sobre o preparo de uma cerveja. Com certeza, se você for iniciante, servirá para ti!

Primeira requisito  é gostar de ler e pesquisar. Antes de eu produzir uma cerveja, costumo pesquisar bastante sobre a receita - não pesquiso somente aqui na internet, mas faço pesquisa de campo, vou a eventos cervejeiros, converso sempre com outros mestres cervejeiros, visito cervejarias e assim vai!

O segundo requisito é a paciência! tenha paciência com a sua produção! Até diamante para ser produzido, demora anos! Fazer cerveja, tem que ter paciência de monge! Se não houver, sua produção sairá meia boca e até mesmo, você poderá estar fazendo uma cerveja contaminada!
Para isso, lave bem os seus equipamentos, verifique se as panelas ou o fermentador (principalmente) não possui arranhões internos. Digo isso, pois muitos arranhões internos, são lugares que bactérias podem produzir colônias e contaminar a sua cerveja, lembre-se de que bactérias são seres que estão no ar e até mesmo a nossa saliva pode conter bactérias contaminantes. A higiene e sanitização são processos importantíssimos antes, durante e a pós produção - há alguns artigos nesse blog explicando sobre higiene e sanitização.

O terceiro requisito é gostar muito do que se produz! Muitos começam a fazer cervejas e depois perdem o "encanto". Já aconteceu comigo também, muitas vezes, de querer parar de produzir. Mas para quem gosta, como eu, é uma  impossível deixar de fazer cervejas! A cada brassagem, uma experiência nova!

Projeto:

Estude a receita da sua cerveja, mas antes faças degustação da cerveja que você quer produzir. Um exemplo é uma Witbier. Sabemos que ela é uma cerveja de trigo, com coentro e casca de laranja, diferente de uma weiss alemã que é trigo sem outros adjuntos. Faça degustação da witbier: estude os aromas, sabor e sensação. Veja a cor dela, espuma o corpo. Após pesquise a receita e faça antes, uma interação no BeeerSmith, a versão 3.0 está em português! Esse software vai te ajudar a produzir uma cerveja! Mas cuidado, os valores são aproximados. Feito as degustações e produzido a sua receita, agora é a vez da organização.

Organização:

Antes de por a mão na massa, verifique se tudo está certo: equipamentos, álcool 70%, água mineral, malte, lúpulo, levedura, e o gás ( sempre é bom verificar se o gás é o suficiente para a sua produção! É ruim acabar o gás durante a brassagem! Eu sempre tenho um gás de reserva para evitar problemas. Eu costumo fazer a verificação 1 dia antes da brassagem. Aqui uma regra importante: verifique a validade das bombonas de água, dos insumos pois uma vez comprei água mineral e a bombona estava com validade vencida. Pedi a substituição de uma outra bombona!

Concentração:

Durante a brassagem, coloque uma música para relaxar, convide amigos para produzir ou o seu amor. Mas cuidado para não ficar distraído! Para se fazer uma boa cerveja, precisamos ter o controle do tempo!

Tempo:

Geralmente uma brassagem demora quase 8 horas! Organize bem o dia que você for fazer cerveja. Não dá para fazer cervejas por etapas! 

Produzir uma cerveja é fazer cálculo de perdas. Se você quer porduzir, por exemplo, 20 litros, deverá ter 40 litros para a produção, pois parte da água vai se perder na evaporação da brassagem e fervura.
Também no fermentador, se perderá parte da água, pois no fundo do fermentador, estará decantado o fermento e partes do malte e lúpulo. Se tu for fazer maturação, também haverá perda da água. Uma vez, produzi 20 litros e gastei cinquenta! Devemos nos atentar a regras de produção, por exemplo, tem receitas que uso três litros para cada quilo de malte! Terei uma média de 1 e meio de mosto! A outra parte infelizemente será inutilizada, o malte absorve a água - mesmo depois da lavagem do bagaço!
Não costumo reaproveitar o fermento, mas se tu souber a técnica de reaproveitamento é válida também. 

Conselhos:

Produzo cervejas há muito tempo, e vem os comentários: mas fulano evoluiu e você ainda está nos 20 litros. Penso que cada cervejeiro tem o seu tempo e oportunidade. Gosto de ver os cervejeiros fazerem sucesso com as suas produções. Mas eu sou como o diamente: tudo na hora certa! Não me incomodo com os comentários! Tudo ao seu tempo! ;-)

As primeiras produções são horríveis! Mas não desista! Continue a produzir cerveja! Um momento vai melhorar!

Faça cursos, tente fazer cerveja pelo menos uma vez ao mês, pois a prática sempre nos leva a perfeição!

Precisando de informações tenho outras fontes que produzo:

Site Cervejania.Com - nesse site em desenvolvo, tem informações geral sobre cervejas, há alguns mestres cervejeiros e trabalhos feitos, tem seção de colecionismo, informações, degustação etc acess o site clicando aqui: Cervejania.Com

Canal tchescoNápolis - tenho um canal do Youtube,com vídeo novo, todas as quartas-feiras, a partir das 22h00, que faço degustação de cervejas. Toda semana tem uma cerveja diferente a ser degustada, aproveite, acesse o canal clicando: tchescoNápolis.

Um bom Ano Novo para vocês! Salute!