Stout versão chopps
Como o tempo passa! Sabe aquela vontade de acordar e logo ir fazer cerveja? Foi o que aconteceu no dia de hoje. Logo pela manhã, já acordei com vontade de fazer uma Stout para estreá-la em versão pressão! Pensando em St Patrick's Day - isso porque estamos chegando nos últimos dias de 2018.
Os maltes já havia comprado há algumas semanas. Desenvolvi essa Stout com 3 tipos de lúpulos.
Havia buscado água mineral direto da rocha - sempre defendo a idéia de que a água influência 100% na receita de uma cerveja, pois é nela que nossas amigas operárias - a levedura - vai criar a maior bebida do mundo!
Parecia chocolate derretido, pela aparência, ela está sensacional |
Essa Stout planejei que ela ficasse bem escura e com notas de chocolate e leve café.
Após algumas horas em minha cozinha cervejeira, a primeira fase da Stout está pronta! Vamos esperar mais 1 semana e continuar as etapas seguintes.
Retrospectiva 2018
Não tenho do que reclamar nesse ano de 2018, pelo contrário, somente agradecer. Estudei mais sobre carbonatação e me entusiasmei em fazer chopps - havia realizado um curso de carbonatação e fermentação e consegui fazer cervejas com espuma mais cremosa;Participei também do 1º Mondial de la Biere de São Paulo |
A 2ª Oktoberfest estava melhor do que a 1ª Oktoberfest (2017) |
Grande erro que fiz, foi o primming nesse barrilete. Não deveria ter feito isso, pois na hora de abrir foi dificíl, rs |
O chopps da Birra Ballare foi estreado dia 04 de Novembro, no Lanchão da Norte |
Brassagens realizadas: isso foi um pouco triste, acompanhe abaixo:
JANEIRO: BLOND ALE SELVAGEM
ABRIL: BLOND ALE SELVAGEM
JUNHO: VIENNA SHOW
SETEMBRO: 1º CHOPPS DA BIRRA BALLARE (BLOND ALE)
DEZEMBRO: 2º CHOPPS DA BIRRA BALLARE (STOUT)
Total de produção: aproximadamente 60 litros :-(
Mas não vou deixar a peteca cair. Ano que vem tem mais e vou me motivar mais com o mundo cervejeiro! Boas Festas para todos e um Feliz 2019! Salute! Até o ano que vem!